Ressonância Magnética

Método de diagnóstico por imagem avançado e preciso

A ressonância magnética é uma método de diagnóstico por imagem muito útil no diagnóstico de doenças.

As imagens obtidas são de alta definição e permitem a identificação de lesões de naturezas diversas nos diferentes órgãos do paciente.

É um exame que não utiliza raios- X para obtenção de imagens, sendo possível de ser realizado com frequência em gestantes e crianças.

Os equipamentos de ressonância magnética possuem um campo magnético que alinha os prótons dos átomos de hidrogênio dos diversos tecidos do corpo humano. O aparelho emite um pulso de radiofrequência que faz os prótons se movimentarem e, com isso, emitirem uma corrente elétrica.

A detecção dessa corrente gera um sinal, que é o responsável por produzir a imagem do exame. O nível de detalhamento da ressonância é tamanho que qualquer variação na posição do paciente interfere na qualidade da imagem final. Por isso, é preciso que o paciente permaneça o mais imóvel possível durante todo o processo de aquisição das imagens.

É um exame não invasivo e indolor. No entanto, alguns pacientes podem sentir desconforto, já que é preciso ficar alguns minutos na mesma posição dentro de um equipamento parcialmente fechado.

Durante a execução do exame, o uso de protetores auditivos alivia o incômodo causado pelo ruído que o aparelho emite.

Um dispositivo (campainha) fica o tempo todo ao alcance do paciente, para chamar o técnico em caso de desconforto ou qualquer problema.

Em alguns casos poderá ser necessário a aplicação de contraste por via intravenosa para melhor visualização das lesões ou estruturas. A substância  utilizada é o gadolínio, que raramente causa alergia ou efeitos colaterais.

A administração ou não do meio de contraste será indicada pelo médico radiologista junto com a equipe médica que acompanha o paciente em todas as fases do processo, e dependerá da concordância do paciente ou familiar responsável.

Modo de preparo:

Aconselhamos os pacientes a chegarem com 30 minutos de antecedência ao horário marcado.

É muito importante que você notifique nossa equipe de recepcionistas no momento da chegada, elas te orientarão sobre a entrevista.

Os exames de Ressonância Magnética serão sempre acompanhados de uma entrevista prévia, realizada por uma integrante do corpo de enfermagem.

Nesse momento você deve relatar os motivos que levaram a realização do exame, como considerações de outros médicos, sinais e sintomas, medicamentos em uso, cirurgias ou tratamentos prévios.

Algumas condições impossibilitam a realização da ressonância magnética visando a segurança do paciente. Pacientes portadores de marcapasso, implante coclear e clipe de aneurisma de cirurgias realizadas até 1995 não poderão realizar o exame.

A preparação para o exame inclui a retirada de todo e qualquer tipo de objeto de metal.

A Clínica ARO disponibiliza um ambiente privado, equipado com armários, para que você possa deixar seus pertences trancados e seguros enquanto realiza o procedimento.

A clínica só se responsabiliza por objetos que estejam trancados no armário.

Atenção especial: pacientes que sofrem de claustrofobia ou crise de pânico devem chegar com 1 hora de antecedência, com acompanhante e solicitar o medicamento calmante no momento da chegada.

Informações Importantes:

  • O paciente, com o pedido médico em mãos, deve marcar o exame por telefone ou whatsapp.
  • Todos os pacientes devem trazer os exames realizados anteriormente
  • O exame só será realizado mediante apresentação do pedido
  • Todos os pacientes devem chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência munidos do pedido médico original, RG e CPF.
  • Pacientes que possuem plano de saúde devem trazer a carteirinha do convênio.
  • Pacientes menores de 18 anos devem vir acompanhados do legal.

Pós-exame:

Após o exame o paciente pode voltar a rotina de modo habitual.

Nossa equipe estará sempre à disposição para sanar qualquer dúvida.

O laudo costuma ser emitido alguns dias após a realização do exame.

Resultado Online:

Visando sempre sua comodidade a clínica ARO possui um moderno sistema de compartilhamento digital para os resultados dos exames

Essa inovação permite que o diagnóstico, oferecido por nosso corpo médico, seja realizado com mais agilidade e eficiência além de ser bom para o planeta pois evita impressões de filmes de radiologia desnecessários.

Todo paciente receberá um login e senha para checar os resultados dos procedimentos realizados.

Seu login é individual e intransferível, mantendo-se o mesmo independente da frequência dos procedimentos realizados. Ou seja, também é uma maneira organizada e segura de manter suas informações.

Agendamento com hora marcada.

Marque seu exame pelo telefone ou whatsapp:

Fone: 62 3996 7100

WhatsApp: 62 99972 8004

Avenida T-3 , 1448 – Setor Bueno – Goiânia